- Ano: 1979
Com três formas simples o edifício da Biblioteca JFK Presidential, projetado pelo arquiteto I.M. Pei, eleva-se junto ao Campus Harbor da Universidade de Massachusstts Boston. Uma torre triangular sobre uma base retangular ergue-se junto a um grande cubo de estrutura em aço e fechamento em vidro. Um volume circular configura-se junto a base.
O concreto tem forte presença na fachada, sendo quebrado apenas pelo pano de vidro que corre o nível de entrada, e o cubo envidraçado que parece cortar e acoplar-se à torre.
Internamente, uma das faces da torre triangular ganha um corte e abre-se num semicírculo ao vazio configurado pelo cubo de vidro. A grande estrutura de treliças espaciais conforma o cubo, ao mesmo tempo em que confere movimento à extensa superfície de vidro que reveste a forma e que traz o entorno para dentro do edifício.
O programa de circulação conduz o visitante através de um memorial e arquivo da carreira do presidente Kennedy, levando-o até o espaço confinado do teatro, onde é exibido um breve filme biográfico. Saindo desse espaço contido, o visitante alcança o grande vazio do cubo.
O Presidente Kennedy, em 1963, começou a busca por possíveis terrenos onde alocar o edifício que abrigaria uma biblioteca e um museu em seu nome. Após a sua morte, um comitê liderado por Jacqueline Kennedy retoma o projeto. Dentre uma lista que incluía Louis Kahn, Mies van der Rohe, Alvar Aalto, Franco Albini, Lucio Costa, o comitê escolhe I.M. Pei para o projeto.